Quando pequeno, eu sonhava ser tratado por um veterinário.

Na minha visão infantil, esse era um super médico: um médico muito especial que conseguia descobrir e curar as doenças dos animais; enfermos que não podiam dizer uma só palavra; muitas vezes, o máximo que conseguiam fazer era dar um ganido quando apalpados no local machucado. Imagine! Um médico que descobre sozinho o que há de errado com o paciente! Ah, que sonho!

Eu tinha consciência da dificuldade de dizer o que havia de errado comigo. Mesmo para meus pais. Sabia apenas que havia coisas doentes e doendo. Mas não se tratavam de ferimentos externos, como um joelho ralado, ou um braço quebrado. Esses casos eram fáceis. Mas eram dores para mim indescritíveis. Como explicá-las? Com que palavras? Como descrever angústias, ansiedades e medos com o vocabulário de um menino de oito anos? Melhor era subir numa árvore bem alta e ficar lá. Ou nadar para minha Ilha Rasa e passar boa parte do dia “longe dos problemas”, em meio às gaivotas. Fuga, claro.

Com o tempo, percebi que aquelas dores iam comigo para a ilha. Mas a felicidade da solidão e do calor do sol ajudavam, como hoje ajuda um banho quente em meio a problemas no trabalho. Acho que Freud explica.

O meu sonho era que um dia eu seria apresentado a um adulto bondoso, vestido de branco e com um estetoscópio especial. Com olhar profundo, ele se colocaria de joelhos e, com toda a calma, me olharia bondosamente nos olhos. Sem necessidade de palavras, me examinaria o corpo, como os veterinários examinam os animais. Talvez, então, esse veterinário entrasse na minha alma (uma palavra que aprendi mais tarde) e seu estetoscópio gentilmente revelaria meus segredos.

Ele me ajudaria a compreender meus próprios sentimentos. Só o compreender já seria bom. Mas se ele pudesse explicá-los para mim, numa linguagem acessível… Para isso, talvez começássemos uma longa e profunda conversa. Ele me ensinaria as palavras certas para nomear e descrever meus problemas. Elas me permitiriam “olhar” para eles e falar deles para meus pais e pessoas de confiança. Eu iniciaria um bom período de convalescença.

De repente, o doutor me daria algumas receitas que abrandariam meus desconfortos, sanariam minhas culpas, meus medos, minhas angústias infantis. Sim, ele me prescreveria remédios para o coração (ou alma).

Teria sido tão bom se tivesse sido alvo de um lava-pés infantil, executado por um missionário com chamado, unção e poder de Deus para exercer a delicada missão emocional com a qual eu sonhava, mesmo sem saber, ao pensar no veterinário de meninos. Eu não teria esperado cinquenta anos para conseguir (mal) discernir minhas próprias faltas, dores e necessidades; invariavelmente traduzidas por culpa.

Hoje eu contemplo a encarnação do Verbo e vejo ali a origem dessa ordem sacerdotal “veterinária”. Descubro que Deus, em Cristo, se ajoelhou e nos olhou bondosamente nos olhos. E nomeou nossos pecados e dores; e iluminou nossos corações; e nos trouxe esperança. E nos prescreveu a receita do arrependimento e do perdão.

Sim, mesmo já adultos, continuamos em grande dificuldade. Ainda não sabemos discernir muito bem nossos males; ainda vivemos na obscuridade dos nossos delitos e pecados; ainda somos varridos por ventos de desorientação, provenientes de acidentes da vida, acontecimentos fortuitos, desencontros, separações, perdas, descaminhos. Ainda precisamos dele. Mais do que nunca, precisamos do veterinário celestial, que, caminhando conosco, faça a anamnese de nossas dores e nos prescreva um tratamento seguro. Aquela receita de sangue que nos curará definitivamente. Porque nele estava a vida e a vida era a luz dos homens. Luz que resplandece nas trevas (Jo 1:4, 5).

Mais que isso, ao nos trazer cura divina, deixou-nos o modelo para esse ministério que reconcilia os cacos da alma e pacifica os corações internamente conflagrados. Um ministério que nasce do (e no) amor de Deus; que vê e se compadece; que para e, dadivosamente, despende o tempo necessário para compreender, junto com o “paciente”, o que, até então, só se expressava por silêncios e solidão (Lc 10:33-35).

Ao restabelecer o diálogo vital, esse ministério lança luz sobre as almas em trevas. Aleluia.

“E nos deu o ministério da reconciliação” — entre as crianças e também entre aqueles que se fizerem como elas.

________________________
Este texto é uma versão levemente ampliada do texto publicado no Ponto Final da Ultimato 327.

  1. Realmente, lembro do nosso tio Olinto que ao contar que eu estava com uma tossezinha que não passava, puxou conversa comigo até eu dar uma tossida… aí, ele disse. Compre uma caixa de um tal remédio, pegue aquele minúsculo comprimido, parta-o ao meio e tome apenas esta metade e pronto!
    Tiro e queda! Tava curado! Ele era um médico experiente! Sabia o que dizia! Não era um trainee e nem um destes médicos que só fazem pedir exames e depois quase nunca acertam!
    Graças a Deus que nosso Pai nos conhece bem e tem o diagnóstico certo na hora certa!
    Seria bom que a gente aprendesse com Ele e pudéssemos dar este diagnóstico às crianças e por que não dizer, aos adultos de hoje em dia!
    Rubem, coisas que, apesar de ser seu irmão, nunca soube. Fico feliz de que já foi tratado!
    Vamos olhar bem agora para os nossos netos e não deixá-los passar por esta aflição.
    Boa reflexão.
    Abraço!

  2. Oi,Amorese
    O Natal no Mar é lindo! Não tem o que tirar nem por.Li também o Veterinário.Página meiga e inspirada.Gostei, é do meu jeito!
    Parabéns,amigo!Tenho uns assuntos para compartilhar,depois conversamos,ta?

  3. Uma boa historia, uma mensagem sensivel, uma percepção aguda da alma humana.
    A ‘metafora’ ou a ideia do medico veterinário como medico de gente, tem humor, picardia e espirito de infancia tambem.
    Uma criança quer ser sentida e ‘apresentada a um adulto bondoso’ capaz de ouvir, olhar e penetrar na esssencia do seu desconforto e ajudar. Os adultos que conservam um estado de pureza d’ alma entendem bem crianças e animais, um cãozinho tem linguagem corporal formidavel, não usa palavras para se expressar… um bom veterinario, é uma presença amiga fundamental.
    Pensando como o escritor, o autor, a pessoa acolhedora que voce é Amorese, me dei conta que gostaria de ser cuidada (tratada nos consultorios da vida), desde menina, por um jardineiro-medico, que cura flor, planta, aduba terra… é a minha aproximação do veterinario que protagoniza a sua ideação. O mundo gira o tempo voa, tanta transformação acontecendo e veloz, que receber um conto-mensagem como o seu é uma oportunidade de sentir o modo de caminhar na vida, pausa pra balanço … inclusive pra agradecer o compartilhamento da sua criação! Um feliz 2011! Cumprimente a familia. Angela Vieira.

    • Que palavras boas, Ângela! Fico feliz em perceber sua compreensão ampliada do tema. Sim, um jardineiro-médico torna nossa metáfora ainda melhor, pois traz para a cena o aspecto da fragilidade; e também da beleza e do perfume resultantes do cuidado paciente do jardineiro. Recompensa para ambos, não? Muito obrigado.

  4. Grande brimu,
    uma delícia o texto! Evocou recordações minhas: quando guri, ao ficar sabendo das suas aventuras nadando ou no “pranchão” pela Baía da Guanabara, sentia um pingo de inveja, como um desejo escondido de também curtir uma solidão ou mea culpa. Faltou um “veterinário” na época, mas, você teve um peso considerável para que eu me encontrasse, mais tarde, com O veterinário. Maluhyabraço.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.